Fui escolhida para escrever o discurso e ser a Oradora da minha formatura realizada no dia 27 de agosto ( Dia do Psicólogo ) de 1994.
Esse texto é muito especial por diferentes razões, mas a principal delas é que ele retrata a importância de se escolher a profissão que tem tudo a ver com seu jeito de ser.
Compartilho Abaixo:
Vitória é a palavra que melhor traduz o nosso sentimento nesta noite, já que ao longo de todo o curso de psicologia, nos deparamos com situações que nos fizeram hesitar, refletir, mas nunca….. DESISTIR.
E o resultado de nossa determinação está sendo compartilhado, hoje, com vocês, que nos ajudaram a tornar um dos nossos sonhos, real, pois acreditaram nele, tanto quanto nós.
Há 5 anos atrás, fazíamos a nossa escolha profissional pela Psicologia, que nos tem auxiliado a reconhecer nossos limites, a resgatar nossas memórias, a compreender os sinais que a psique revela através do comportamento e a crer que o ser humano pode transformar-se na medida que o mesmo se aproximar da dor, libertar-se dos rótulos e conscientizar-se de que ele é o pescador de suas próprias respostas.
Foi um aprendizado grandioso pois contribuiu para que nos tornássemos mais generosos e sensíveis diante da fragilidade humana, como também consolidou um princípio de que a responsabilidade, a ética e respeito para com a profissão, não devem vigorar após a colação de grau e sim a partir do ingresso na universidade.
Hoje, 27 de Agosto, dia do Psicólogo, estamos fechando mais um ciclo de nossas vidas, repleto de momentos preciosos que permanecerão em nossos corações e mentes, como aquele bate-papo no corredor, a conquista de uma boa nota, o “Insight” de um paciente, o aconchego nos grupos de estudo, a cumplicidade nas supervisões…
No entanto, o que foi vivenciado por nós, somente fez sentido, porque havia a presença de amigos que nos inspiraram, nos incentivaram, nos humanizaram….
Bem, como a vida transcorre numa velocidade surpreendente, um novo ciclo já se inicia, regido pela vontade de acertar e pelo desejo que o mesmo, seja tão promissor quanto o anterior.