Para alguns, a resposta para esta pergunta pode ser muito óbvia. No entanto, muitas pessoas passam semanas, meses e até anos, sem realmente avaliar se são felizes no trabalho. Seja honesto consigo mesmo. Avalie se está satisfeito com sua carreira, se gosta do que faz e se tem identificação com a empresa onde atua.
Se você é apaixonado por seu trabalho, há sempre espaço para melhorias. Pergunte a si mesmo: Que medidas posso tomar para melhorar minha satisfação com a carreira? Se a resposta está nas mudanças pessoais que você precisa fazer, ou nas mudanças externas (como um salário maior ou ter mais responsabilidades), reflita e identifique o que pode fazer você mais feliz no âmbito profissional.
Faça uma reflexão sobre o que realmente te deixa confortável no dia a dia. Gosta de se relacionar com clientes, de colaborar com a equipe de trabalho ou atuar de maneira mais individual, com caráter mais técnico? Tome nota destas pequenas “lições”, pois quando chegar a hora de encontrar um novo emprego, elas irão ajudar em seu processo de tomada de decisão.
Identificar e refletir sobre como você cresceu e melhorou de um ano para cá pode ajudar a elevar sua autoestima e colocar seus planos em perspectiva. Na verdade, se você parar e pensar sobre isso, irá se surpreender com o quanto realizou em um curto período!
Não importa o quão grande somos em nossas profissões, todos nós temos espaço para melhorar. Independentemente de quais são seus objetivos, sempre existe a possibilidade de alcançá-los com excelência, e identificá-los é o primeiro passo para alcançá-los.
Além das que você já possui, existe mais alguma habilidade que seria interessante aprimorar e que tenha relação com seu trabalho? Alguma que possa ajudá-lo a crescer em sua carreira, que o faça ganhar mais dinheiro ou simplesmente fazer você mais feliz?
Não há segredo: quando seu gestor está feliz com suas realizações, seu trabalho se torna mais fácil. A melhor maneira de impressionar seu chefe é tomar a iniciativa de aprender novas habilidades e competências que irão ajudá-lo a prosperar. Qual é a habilidade que você acha que seu chefe gostaria que você adquirisse ou melhorasse? Na dúvida, pergunte a ele – provavelmente você passará a impressão que apenas quer evoluir como profissional.
Algumas conquistas podem ser muito importantes (como a obtenção de uma promoção ou a finalização de um projeto), enquanto outras podem ser aparentemente pequenas, mas que também têm sua relevância. Pare, pense sobre suas vitórias, e as valorize! Você chegará à conclusão de que é um profissional vencedor!
Talvez você esteja atrás de um novo emprego, de um trabalho diferente de tudo que já fez, de um salário maior, ou simplesmente gostaria de ser ainda melhor em seu trabalho atual. Seja qual for seu objetivo para o próximo ano, pense sobre o que você vai ter que fazer para alcançar suas metas.
Quando crianças, nós confabulávamos sobre nossas carreiras futuras sem se preocupar com algo mais realista. Incorpore um pouco daquela mentalidade da infância para idealizar uma empresa perfeita, perfis de colegas de trabalho com os quais você adoraria trabalhar, e tente concretizar alguns desses seus sonhos. Seja honesto consigo mesmo!
Fonte: Catho